segunda-feira, julho 28, 2014

O impacto da MÍDIAS SOCIAIS e NOVAS TECNOLOGIAS

Foi elaborado um resumo das discussões do Fórum Tarefa nº4 e o meu posicionamento a respeito do assunto abordado.

Como a mídia evoluiu em termos históricos?

Com o desenvolvimento das tecnologias desde a pré-história até o novo milênio, o homem vem fazendo o uso das tecnologias, que estão presentes em todos os lugares e atividades que realizamos.
As novas tecnologias de comunicação, transmissão e conhecimento, foram sendo criadas, modificadas e adaptadas de acordo com a necessidade da sociedade. Com isso, foram desenvolvidos luz elétrica, fotografia, cinema, telefone, televisão, vídeo, computador, satélite e internet.
Os seres humanos evoluíram em termos de comunicação por gestos e imagens na parede, depois foi inventada a escrita, depois a criação da prensa e os primeiros livros foram surgindo possibilitando o acesso à informação. Em 1890 foi criado o telefone, depois surgiu o rádio, a televisão, computador e internet. Essa interação possibilitou a convivência e interação além das fronteiras.
Antigamente, ter um telefone fixo era um bom negócio para se investir. Hoje em dia, um celular de 3 anos atrás, é um artigo obsoleto.

Como fomos envolvidos pela Tecnologia da Informação?

A Tecnologia da Informação possibilitou a interação entre as pessoas: começamos a trocar recados, imagens, vídeos, fazer debates e interagir com tudo e com todos.
Ao passo que as redes sociais aproximam as pessoas distantes, também distanciam as pessoas mais próximas. Cada vez mais as pessoas estão conversando no Bate Papo com seu Smartphone, esquecendo das pessoas que estão a sua volta.
As novas tecnologias geraram uma dependência (vício) de estar sempre conectado e vem deixando as pessoas, cada vez mais afastadas das outras e da realidade do seu dia a dia.  Além de prejudicar a vida das pessoas, tornando-as anti-sociais, não conseguindo dialogar com os outros tendo dificuldades de falar em público e de se comunicar numa entrevista d emprego. A maioria das pessoas estão no celular, não para falar com as outras pessoas, mas para olhar fixamente para o que as outras pessoas estão postando.

Qual a influencia e impacto da mídia nas relações sociais e culturais?

A mídia provoca comportamentos, influencia atitudes, cria ideologias. Somos bombardeados de informações todos os dias através das mídias. Estamos o dia todo conectado seja pelo computador, pelo celular, rádio, televisão.  Passamos horas em frente ao computador ou aparelhos portáteis interagindo com pessoas a quilômetros de distância e nos isolamos das pessoas que estão próximas.
Vivemos em uma sociedade que tem a necessidade de se auto-afirmar o tempo todo e mostrar algo que não passa de uma idealização.
Informação é poder. A mídia desde que foi criada é manipuladora. Desde os primeiros jornais e televisão, a mídia sempre ditou as regras.
Outra situação são os jornalistas sem formação, ou seja, são blogueiros e pessoas normais que filmam, tiram fotos e postam nas redes sociais ou em seu blog, mesmo antes da imprensa chegar ao local ou de ser publicados nos jornais.  A questão que foi levantada no fórum é sobre a veracidade das notícias publicadas.  É preciso ter cautela, avaliar com cuidado, não acreditar em tudo que é postado nas redes sociais e ter cuidado antes de compartilhar.

Como fomos envolvidos pela tecnologia no nosso Cotidiano?

Adaptações em nossa vida precisaram ser feitas: Cursos de aperfeiçoamento e de novas tecnologias para nos adaptarmos ao mercado de trabalho.
Na década de 80 aprendermos datilografia era essencial, quem datilografava com máquinas eletrônicas tinham um diferencial. No inicio dos anos 90 as máquinas Olivetti se tornaram obsoletas e quem sabia operar em DOS nos microcomputadores estavam bem empregados. Logo em seguida, quem não tivesse um curso de Windows 93 estava fora do mercado.
Meu pai era um excelente projetista, não tinha ninguém igual a ele. Ele trabalhava na antiga BRASIFRIO de Londrina-PR, que depois virou INDUSFRIO, e foi comprada pela FASTFRIO. E o meu pai era o "bam-bam-bam" nos projetos de gondolas, prateleiras e frios de grandes redes de supermercados de todo o Brasil. Aí, a http://www.hussmann.com/en comprou a FAST FRIO e modernizaram os projetos, sendo todos eles computadorizados e em inglês. O meu pai, exímio projetista, mas que desenhava tudo à mão, não se adaptou às novas tecnologias e perdeu o emprego.
Outra mudança no comportamento que a tecnologia ocasionou, foi na forma da criação dos filhos. Com a correria do dia a dia e conciliar trabalho, casa, filhos, marido, colocar a criança em frente à televisão, computador ou tablet, para a mãe, facilitou muito. É a famosa “babá eletrônica”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a globalização, os vínculos entre os países se estreitaram e as portas do comércio exterior se abriram. Com o avanço das tecnologias, possibilitou as relações comerciais em países que não tínhamos acesso antigamente, pela dificuldade de comunicação. As novas mídias alargaram as fronteiras do e-commerce. Hoje, através de meios de comunicação, mídias e tecnologias, podemos nos contatar com fornecedores ou clientes em tempo real.  Isso é fantástico!
As novas tecnologias e as novas mídias em mãos errados podem ser a destruição, mas sendo usadas com sabedoria, podemos #MUDAROMUNDO.


 Trabalho apresentado a Disciplina de Marketing Digital, do Curso de Novas Mídias, do Centro Universitário Araraquara – UNIARA. Profª. Tutora: Eduarda Escila Ferreira Lopes 

  

terça-feira, julho 22, 2014

Minha experiência com MÍDIAS SOCIAIS

Minha experiência com Tecnologia da Comunicação:

Meu primeiro contato com computador foi em meados de 1993, quando fiz um curso básico de informática, e entrei numa empresa que vendia medicamentos pelo telefone e aprendi a função de telemarketing. Depois em 1993 entrei numa Empresa Atacadista de Ferragens (Ferragens Negrão) e usava o sistema em DOS, como telemarketing. Em 1994 fiz Curso de Informática na MICROCAMP. Depois disso, todos os trabalhos que trabalhei era telemarketing (computador e telefone). Em 2000. Tive o primeiro contato com a internet. Um amigo me apresentou a Internet e me ensinou a abrir um e-mail (bol) e depois veio o orkut e aos poucos fui aprendendo a mexer com orkut. Em 2004 trabalhei numa transportadora (Jamef) como telemarketing e a tecnologia da já estava mais avançada, não era mais em DOS. Era mais moderno.
E na Jamef eu conversava com todas as filias via Intranet. Era um sistema igual internet, mas totalmente interno, só para as filiais da Jamef. Aprendi a me comunicar virtualmente e aprendi a fazer cartas comerciais e formais. Eu parecia uma aeromoça toda uniformizada e falava igual um robozinho. Em 2006 trabalhei na Prefeitura da minha cidade (Araucária) na Secretaria de Comunicação e tive um contato bem próximo da Comunicação em Jornais, Revistas, Informativos, etc. Também tive a infeliz oportunidade de conhecer o LINUX (horrível). Eu fazia os trabalhos da faculdade em casa e chegava na faculdade e desconfigurava por causa do LINUX (kkk).
Em 2010 eu entrei na http://www.saranossaterra.com.br/
e fiz um Workshop de Mídias Sociais em Brasília e amei de coração. Eu falei: "é isso!!"
Eu tirava fotos e fazia vídeos e postava no Orkut e depois veio o Facebook e aí o negócio "bombou". Aprendi a trabalhar com Facebook e eu fotografava todos os eventos da Sara Nossa Terra de Araucária - PR (minha cidade) e postava no face, fazia vídeos e postava no Youtube e publicava propagandas dos eventos. Além de fazer o trabalho de telemarketing e enviar SMS para passar os informativos da Sara Nossa Terra. Precisei me especializar, fiz curso de Corel e Photoshop e até hoje trabalho com isso.
Também tenho 4 blogs e me considero uma "blogueira".
Agora estou iniciando um trabalho em Guaratuba, litoral de Paraná.
Com todo este relato quero dizer que eu participei ativamente de toda evolução das Mídias Sociais desde 1993.
Para alguns a evolução da tecnologia da Comunicação é sinônimo de status, para mim, é a forma de me comunicar com o mundo através das mídias sociais com lugares que jamais pensei chegar. Sou conhecida no Brasil e fora do Brasil.
É só colocar Franci Halat no Google.
Franci Halat
Em seus contatos
Araucária, Paraná
Mídias Sociais em Sara Nossa Terra de Araucária
Novas Mídias e Redes Sociais, UNIARA
http://www.facebook.com/ franci.halat